SETEMBRO AMARELO, MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO!!!
SETEMBRO AMARELO, MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO!!!
Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou dados inéditos sobre tentativas e mortes por suicídio no país. De acordo com o levantamento, nos últimos seis anos, a média tem sido a de oito mortes para cada 100 mil pessoas, com aumento da taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Além disso, chama a atenção o elevado índice entre jovens, principalmente homens, e indígenas.
UM MÊS, UMA COR, UMA CAUSA:
A cor amarela é adotada em setembro para colorir o movimento mundial que visa conscientizar a população sobre a realidade do suicídio, mostrar que a prevenção é possível e que mais de 90% dos casos podem ser evitados através do apoio, segundo a Organização Mundial da Saúde. É uma campanha de grande importância, pois, o objetivo principal é quebrar o tabu que existe sobre o suicídio. Durante todo o mês, várias ações são feitas no intuito de esclarecer, estimular e conscientizar as pessoas para a prevenção, para perderem principalmente o medo e a vergonha de falar sobre suicídio, a fim de reverter um quadro crítico como é o do suicídio, que só piora se não houver conhecimento, informação e tratamento.
SEMPRE EXISTE UMA SAÍDA
O suicídio e suas causas precisam ser debatidos de forma mais aberta e transparente, para que as pessoas, principalmente as que sofrem de depressão, quadros de ansiedade e outras síndromes não se desesperem e saibam que existe, sim, uma saída.
Alguns comportamentos, como deixar de sair com os amigos, demonstrar tristeza por muito tempo ou ter alterações expressivas no humor podem indicar que pessoas próximas precisam de ajuda. Chamar para uma conversa, falar que você percebeu que alguma coisa está acontecendo. Em vez de ficar com receio, tocar no assunto. Às vezes a pessoa só precisa falar o que está sentindo, e isso pode salvar sua vida!
Outra forma de agir é indicar canais de ajuda, como o CVV. O centro oferece apoio online no site http://www.cvv.org.br/, pelo telefone 141 (ou 188 no Rio Grande do Sul), via Skype (acesso pelo site), ou e-mail (mensagem enviada também pelo site). Em todos os canais, o atendimento é feito por voluntários treinados e a conversa é anônima, com sigilo completo sobre tudo que for dito.
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